Everybody Lies!
Capítulo 1
Antes de debater qualquer coisa, vamos definir o que é considerado Mentira.
Sei que todos sabem o que ela é e devem desconfiar porque ela vem mas, vamos defini-la ao pé da letra.
Consultada a palavra em um dicionário você encontrará algo como...Dizer que é verdadeiro aquilo que você sabe que é falso...ou até transmitir informações falsas induzindo a pessoa a decisões erradas...Causar ilusão...Esconder...Ocultar...É, se você diz: - "Eu não menti eu ocultei parte do assunto!"
Meu amigo, não perca tempo pois você também é um mentiroso.
Acho que fica claro o que é a mentira não?
Ando pesquisando e observando ambientes e pessoas, atitudes e ausência da própria e penso comigo mesmo..."Porquê Mentimos?"...Sim, isso me inclui pois já menti e não vou negar isso, se eu o fizesse....Estaria mentindo...engraçado não?
O título "Everybody Lies!" diz tudo...todo mundo quer dizer....hã?...como vou dizer...TODO MUNDO...Inclusive você que está lendo isso tudo e até as pessoas que não estão lendo, elas mentem!Espero não ter acabado com sua fantasia inocente de que há alguém Santo neste mundo, mas não fique paranóico(a) não estou escrevendo isso para desesperar ninguém, mas sim alertar.
Meu objetivo neste livro que irei escrever é simples. Entender as faces, motivos, meios de se chegar e de descobrir a mentira e querendo ou não, lendo este livro você saberá basicamente os processos exatos de como executar um blefe perfeito. Confesso que comecei a pesquisar agora, após uma festa muito divertida e uma saída com os amigos pra tomar uma cerveja. Não houve nada hoje que me fizesse desencadear este tema mas, recentemente ocorreram situações que julguei desnecessária a presença do nosso querido tema e que a verdade seria mais simples do que a própria pessoa imaginaria.
Mas, por outro lado, existem pessoas que dizem que a mentira pode ser algo explicável dependendo do assunto ou motivo. Não estou aqui pra julgar o certo e errado e posso concordar e discordar de vários assuntos que pretende expor mas, a vida não é perfeita e nem um conto de fadas e quando nos damos conta disso...Pois é vemos que vivíamos uma grande mentira.
Quem diz que nunca mente é mentiroso. A Mentira faz parte do nosso dia-a-dia. Pesquisas e mais pesquisas apontam que uma pessoa normal mente em média, três vezes a cada 10 minutos. Ocultar a verdade muitas vezes acarretam graves desfechos mas, acredita-se que nem sempre a mentira é com intenção de negativizar a vida do próximo. Podemos dizer que hoje em dia a mentira se tornou um instinto de sobrevivência humana.
Em um país em que os representantes do mesmo usam e abusam do poder, mentem e desmentem deslavadamente é esperado que o povo tome as mesmas atitudes, não estou dizendo que você é como eles mas sim que grande parte de nosso país é, e que se você não educar de forma correta seus filhos...bom, digamos que não serão apenas mentirinhas como esconder o vaso quebrado ou dar uma saidinha na calada da noite às escondidas.
Assim como, podemos alegar que mentimos pelo melhor...Uma frase completamente incoerente mas, em muitos casos sentimentais e humanos, ela acaba se tornando válida...
Você mentiria para uma pessoa que você sabe que ela vai morrer em pouco tempo, dizendo-a que veria até seus filhos sendo que você sabe que ela não durará um mês e você nem planos para legado algum tem?
Possíveis respostas...
1- Sim, pois seria mais confortante para aquela pessoa passar por aquela fase de forma mais tranquila e serena, pois já não basta todo o sofrimento da própria doença e ainda ter de dar-lhe-á a notícia de que ela viria a falecer seria cruel.
2- Não, a verdade deve ser dita acima de tudo, temos de ser fortes apesar de nossas situações e encarar os problemas com dignidade e sinceridade, e certamente confiar no potencial mental da pessoa de aguentar a notícia negativa.
3- Nem abriria minha boca para não me comprometer com esse tipo de situação e não fazer a pessoa sofrer...
Claro que há outras respostas possíveis para a situação que resultariam em apenas 2 conclusões...verdade ou mentira...Relatar a pessoa da situação seria a verdade, óbvio...Omitir a situação ou criar qualquer tipo de ilusão ou algo não verdadeiro seria a mentira...
Encerro meu primeiro capítulo com essa dúvida aos provavelmente poucos leitores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário